Preparativos: Rosh Hashaná, Yom Kipur, Sucot | Festas bíblicas.   A alta temporada de férias começa durante o mês de Elul, quando o shofar soa todas as manhãs de segunda a sexta-feira, uma chamada para voltar a D’us antes dos dias santos à frente.

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Rosh Hashaná (Yom Terua) e Yom Kipur

O calendário hebraico começa no início do outono, no primeiro dia de Tishri. Rosh Hashaná (“a cabeça do ano”), o Ano Novo Hebraico, também chamado Yom Terua (ou dia de toque de trombeta) é um feriado de dois dias (mesmo em Israel) que também marca o início dos 10 dias de Arrependimento, um período de auto-avaliação que termina com o Yom Kipur (o “dia da expiação”), quando a tradição diz que Deus determina o destino de um indivíduo para o próximo ano. Como no Shabat, o trabalho é proibido nessas férias. Mas enquanto Rosh Hashaná é comemorado com refeições festivas para as quais é permitido cozinhar (não é o caso no sábado), em Yom Kipur, jejuamos por todo o período de 24 horas, passamos a maior parte do dia acordados em oração e introspecção, e “nos afligimos de outras maneiras, incluindo não lavar ou fazer sexo.

Sucot

Cinco dias depois, no dia 15 de Tishri, começa o festival de sete dias em Sucot (oito na diáspora). Seus primeiros e últimos dias (ou os dois primeiros e os últimos dois dias fora de Israel) têm restrições semelhantes às de Rosh Hashaná: a maioria do trabalho é proibida, mas o cozimento é permitido, com certas limitações. Os dias intermediários do festival, chamados “hol hamo’ed”, têm muitos costumes e rituais associados, mas faltam as restrições de um dia sagrado. Com sua observância estipulada na Torá, Sucot tem uma base agrícola e histórica. Durante Sucot, construímos abrigos temporários (a palavra “sucot” significa “barracas” ou “tabernáculos”), nos quais somos ordenados a dormir e comer durante as férias.

Shemini Atzeret e Simhat Torá

Shemini Atzeret e Simhat Torá caem imediatamente após Sucot. Em Israel, ambas as partes são no mesmo dia; Fora do país, eles caem em dias consecutivos. Shemini Atzeret (“o oitavo dia da reunião”) tem um significado sombrio. Simhat Torá (“alegria da Torá”) marca o fim festivo e o recomeço imediato do ciclo de um ano de leitura dos Cinco Livros de Moisés na sinagoga.

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